Notícias

Parte do centro da cidade de Mendes parou na manhã de sexta-feira, 12 de julho, por conta da inauguração oficial da nova agência do Sicoob Fluminense em Mendes. A solenidade foi marcada pela emoção e o entendimento unânime de novos tempos para a instituição. Aberta com a benção das instalações da agência, na avenida Júlio Braga, 20, pelo padre Alexandre de Mello, da paróquia Santa Cruz, a inauguração foi prestigiada por dezenas de integrantes da sociedade civil organizada, instituições cooperativistas, setores produtivos e do poder público. Como sempre em inaugurações do Sicoob Fluminense, quando a “prata da casa” se faz presente, um grupo de estudantes da Escola Municipal João Gurito fez uma performance, baseada no teatro, falando justamente de como se apresentaria na solenidade – os alunos fazem parte da Unicoop-Cooperativa Mirim União e Cooperação, de Mendes, criada em novembro de 2018. Durante a programação, foram apresentados vídeos das atividades da Unicoop e da história do Sicoob Fluminense, incluindo informações da incorporação da antiga Sicoob Cremendes pelo Sicoob Fluminense, em dezembro do ano passado, através de Assembleia geral Extraordinária. O descerramento da placa alusiva à inauguração das novas instalações do Sicoob em Mendes, que passaram por completa modernização, dentro do padrão Sicoob, para melhor atender os associados, foi feita pelo secretário municipal de Fazenda e Planejamento Ricardo de Albuquerque Carvalhêdo, representante do prefeito de Mendes, Rogério Riente, e pelo Presidente…
  No dia oito de julho, na sede do Sicoob Fluminense em Campos dos Goytacazes, tomaram posse oficialmente os novos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da cooperativa. Na verdade, a Diretoria Executiva que já estava à frente do Sicoob Fluminense foi reconduzida para o período 2019-2023 pelo Conselho de Administração, em sua primeira reunião após a Assembleia Geral Ordinária do dia 25 de abril. A Diretoria Executiva é formada pelo Diretor-Presidente, Neilton Ribeiro da Silva; pelo Diretor Administrativo-Financeiro, Charles Antônio de Souza Medina Faria; e pelo Diretor Operacional Marcos Lincoln de Souza Muniz. Já o Conselho Fiscal, que também tomou posse no dia oito, tendo sido eleito na AGO para o período 2019-2021, é formado pelos efetivos Mônica Franco Pinto, José Ricardo Ferreira Primo e Graciela Aparecida Profeta; e ainda pelos suplentes Gil Roberto Afonso de Menezes, Ernesto Mello Nogueira e Fátima Pereira Gomes Almeida. Compromisso O Diretor-Presidente do Sicoob Fluminense, Neilton Ribeiro da Silva, ao comentar a recondução e posse da Diretoria Executiva, disse que todos estão compromissados com a continuidade do trabalho de expansão da cooperativa e principalmente com o desenvolvimento de um trabalho que venha cada vez mais apresentar resultados positivos aos cooperados. “Não podemos deixar de ressaltar o trabalho desenvolvido por todos até o momento, que deu credibilidade e visibilidade à nossa instituição, que certamente continuará crescendo” – disse Neilton Silva. Já o…
  O Diretor-Presidente do Sicoob Fluminense, Neilton Ribeiro da Silva, irá participar como palestrante do Seminário de Desenvolvimento Regional de Agronegócios. O evento acontecerá no dia 19 de julho, sexta-feira, das oito às 17 horas no Parque de Exposição Agropecuária do município de Cardoso Moreira. O seminário está a cargo do Consórcio Público Intermunicipal dos Municípios do Norte e Noroeste Fluminense – Cidennf, dentro da Exposição Agropecuária de Cardoso Moreira. Neilton Silva falará sobre “A importância de uma instituição financeira cooperativa para o desenvolvimento local e regional”. A coperativa também montará no local um stand para divulgação de produtos e serviços e realização de um cadastro de potenciais novos associados. Entre os temas a serem discutidos no evento estão aqueles que abordam o processamento de produtos do agronegócio e sua inserção no mercado consumidor, estratégias de qualificação e vendas. Também estão sendo programados uma palestra sobre turismo rural e um painel acerca da cadeia da produção do leite, entre outros assuntos.
Horta comunitária, jogos de cooperação e dinâmicas para aproximar os pais do universo escolar são alguns dos projetos resultantes da capacitação de professores promovida pelo Instituto Sicoob, por meio da metodologia do Cooperjovem, no interior do estado do Rio de Janeiro. Em seu terceiro ano consecutivo de aplicação em escolas públicas, no primeiro semestre de 2019 já foram capacitados 155 professores, beneficiando 19.461 estudantes e 54 instituições de ensino nos municípios de Mendes, Três Rios, São Fidelis, Carapebus, Campos e São Francisco de Itabapoana. Com o programa Cooperjovem os professores são sensibilizados para entenderem melhor o seu papel como educador e os impactos desse trabalho para toda a comunidade, no sentido da cooperação. Depois da etapa de conscientização os profissionais legitimam os conteúdos visitados com a construção de um Projeto de Educação Corporativa (PEC). Entre os PECs que mais se destacaram como casos de sucesso estão a horta comunitária, em Maricá, cultivada por adultos e crianças, que além de ensinar o cuidado do plantio, também levou à comunidade local a conscientização sobre hábitos de alimentação saudáveis. Ainda em Maricá, professores desenvolveram um jogo cooperativo para trabalhar a questão da indisciplina: com um dado são combinadas as regras da semana, de acordo com a faixa etária das crianças, ensinando comportamento adequado como não bater, não insultar ou até mesmo praticar bullyng na escola. Em Carapebus, o problema de falta de sinalização…
Página 1 de 20